quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

S.H.A.R.P. Nova Iorque 1986



um esclarecimento sobre o surgimento da sharp Nova Iorque 1986

Originalmente, a SHARP começou em Nova Iork 1985/6, sendo a 1º crew a usar a sigla. Embalados pelo hardcore americano, a SHARP de NY tinha mais um sentido de "Unidade", e não de "revival" como muitos pensam, bandas como Iron Cross e Agnostic Front, foram influência e consequência da crew oitentista, até mesmo esteticamente com crucifieds e todo o visual ja meio manjado hoje em dia. Nota-se também a influência do hardcore, a presença de membros Straight Edges na SHARP. Assim dando origem ao Skin Edge.


-o video é uma reportagem que passou nos Jornais dos EUA, 1988, mostra bem, o antagonismo entre os SHARPs e os Nazis, enquanto os nazis se escondiam em bares e clubes de elite, os sharps se reuniam nos grandes Parques e praças..

Os fundadores do SHARP NY, eram patriotas, mas não chegavam a ser de direita. Eles estavam mais voltados para o lado social do convivio deles no dia-a-dia, tanto é que os lemas eram mais para "United Blood" (agnostic front) que incluia não somente estereotipos como punk ou skinhead, mas sim uma unidade social e urbana.



-video de um show do Agnostic front em 1986, há umas entrevistas no meio do show, reparem que os intrevistadores são skins também, e fazem a pergunta, "agnostic front é uma banda skinhead?" e o vocal do agnostic responde, "não!", todos assustados com a resposta, pois no shows haviam muitos skins, ele completa, "não somos um rótulo, somos uma união, união sempre, todo mundo junto".

em 93, a Sharp de NY, e todas as outras seções pelo mundo que se formaram, abrigavam comunistas e anarquistas, que eram boicotados pelos meios politizados pelo peacepunk e eram skins. Ocorreu a divisão e nasce a 1º seção R.A.S.H. do mundo, em 3 de janeiro, o motivo era que havia muitos "right-wings" (de direita)na sharp. Há rumores que tenha acontecido o assassinato de um homossexual em um desentendimento entre eles. APENAS BOATO!

http://www.myspace.com/ironcrossthefellas
myspace da banda Iron Cross de 80, 81 Washington D.C., a banda voltou a ativa, a banda fora um Icone dos skins nos EUA, tanto que o tema Crucified, foram eles que o popularizaram, a banda nunca fora racista ou de direita, a cruz de ferro em sí não é um icone de origem nazista, mas que os nazistas usaram da tradição da condecoração da cruz de ferro, que eram dadas aos soldados desde 1811.

2 comentários:

Igor Andrade disse...

pô galera. massa o texto ai.
Ficou muito bom.
Os vídeos eu já tinha visto mas revendo eu tirei por outro ponto de vista. Aqui deveríamos começar a fazer uma decupagem de todo texto de vídeos que produzimos para deixar a disposição pra algumas gigs ou mesmo como release do movimento.

H. 0.9. disse...

Nossa, texto muito esclarecedor. Gostei bastante da entrevista. É interessante desmistificar o bando de rumores ao redor da cultura skin [não somente SHARP ou RASH, Skinhead em geral, tipo "United Blood" mesmo].

Blog adicionado. Sempre que possível, darei um pulo por aqui... muito bom mesmo.

Até!

VIDA LONGA!!!